Clipart

Como escolher uma persiana?

Veja abaixo algumas dicas para escolher uma persiana:

- Primeiramente, escolha o tipo de persiana que mais combina com a decoração do ambiente: veneziana, romana, plissada, painel etc. Há diversos modelos verticais e horizontais, cada um com suas vantagens e peculiaridades. No entanto, acima de qualquer coisa, o item precisa acompanhar o estilo do resto do cômodo. Por isso, leve isso em consideração antes de escolher.

- Se for alérgico, prefira materiais como PVC, metal ou madeira, que não acumulam muita poeira e são de fácil limpeza. Os de tecido – tanto cortinas quanto persianas – demandam maior atenção, pois acumulam poeira e ácaros mais facilmente, o que é péssimo para quem tem alergia.

- Prefira cores neutras, que combinam com todo tipo de móvel e decoração. Isso porque as persianas duram anos, e caso você queira mudar o seu sofá ou a cor da parede, é preciso ter uma persiana que harmonize com esses novos itens. Assim, escolher cores muito vibrantes pode limitar suas escolhas em relação aos outros itens que compõem o ambiente.

- Ao escolher o tamanho da cortina ou da persiana, é importante colocar, no mínimo, mais 30 cm na largura e no comprimento. Essa é uma medida segura para proporcionar conforto e controle da luminosidade.

- Na sala de estar, se a janela for pequena, escolha uma persiana ou cortina de tecido que fique cerca de 2cm do chão. Isso dá uma sensação de amplitude e proporciona elegância e sofisticação ao cômodo.

- Se há uma bancada, sofá ou cama logo abaixo da janela, o ideal é que a cortina ou a persiana não toque o móvel. Por isso, se este for o seu caso, opte por modelos menos volumosos, que ocuparão menos espaço e não ficarão encostando no móvel.

- Para cozinhas, indica-se persiana horizontal metálica fina ou rolô branca. Esses modelos combina com os eletrodomésticos e proporcionam aparência moderna ao ambiente. Eles também controlam a luz em diferentes intensidades. O tipo metálico é mais fácil de limpar. Aliás, lembre-se disso ao escolher uma persiana para sua cozinha: precisa ser um material resistente e de fácil limpeza.